O mercado de trabalho para as mulheres tem sido um assunto muito discutido nas últimas décadas. Apesar dos avanços significativos, ainda existem desafios que as mulheres enfrentam para trabalhar.
No entanto, a partir de 2023, as mulheres terão novas oportunidades para empreender e se desenvolver profissionalmente. Apesar de ainda não ser justo, o mercado de trabalho para as mulheres tende a apresentar importantes evoluções nos próximos anos.
Desafios no mercado de trabalho para as mulheres
A discriminação pelo fato de ser mulher é uma das principais barreiras encontradas por elas no mercado de trabalho. Falta de oportunidades, baixos salários, jornada dupla e assédios são fantasmas que rondam essas pessoas.
Uma das maiores dificuldades que as mulheres enfrentam no mercado de trabalho é a desigualdade salarial. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as mulheres ainda ganham em média 20% menos do que os homens. E isso é em cargos que exigem exatamente a mesma qualificação. Isso significa que as mulheres precisam trabalhar mais para receber o mesmo salário que os homens.
Além disso, as mulheres também enfrentam outros desafios, como o preconceito de gênero. Esse fato leva à falta de oportunidades de crescimento na carreira e a discriminação no ambiente de trabalho.
É importante lembrar também que, em um país de raízes machistas como o Brasil, ainda cabe à mulher o cuidado com a casa e a família. Tarefas caseiras, quando não compartilhadas, sobrecarregam as mulheres, dificultando a busca por um trabalho digno e bem remunerado.
Oportunidades para elas no mercado de trabalho

A partir de 2023, no entanto, as mulheres terão novas oportunidades de empreender e se desenvolver profissionalmente. Com o aumento do acesso à tecnologia, as mulheres poderão encontrar novas formas de trabalho e empreendedorismo.
A abertura de novos mercados e diferentes modelos de trabalho também podem contribuir para equilibrar a balança. Por exemplo, muitas mulheres estão aproveitando as oportunidades oferecidas pelo comércio eletrônico para criar negócios próprios.
O e-commerce permite que as mulheres empreendam sem precisar de grandes investimentos iniciais. Outro benefício dos comércios virtuais é que eles não exigem um espaço físico para o negócio existir.
Outra tendência é o crescimento de profissões ligadas à tecnologia, como Inteligência Artificial, programação e design gráfico. Com o aumento da demanda por esses profissionais, as mulheres poderão encontrar mais oportunidades de trabalho.
Além disso, a pandemia de Covid-19 também pode ter impactado positivamente o mercado de trabalho para as mulheres. Com o aumento do trabalho remoto, muitas empresas passaram a oferecer mais flexibilidade para seus funcionários.
Todos estes cenários beneficiam as mulheres que precisam conciliar o trabalho com a vida pessoal e familiar. Apesar disto, é fundamental lembrar que, quando essa mulher divide a vida com um homem, este também deve participar dos cuidados do lar.
Apesar das novas oportunidades que surgem, ainda há muito a ser feito para garantir a igualdade de gênero no mercado de trabalho. Sendo assim, toda a sociedade deve contribuir para deixar o mercado de trabalho para as mulheres mais justo.
É preciso que as empresas adotem políticas de igualdade salarial e que incentivem a presença de mulheres em cargos de liderança. É fundamental que a sociedade como um todo promova a igualdade de gênero. Entre outras ações, a sociedade pode:
- Combater o preconceito e a discriminação contra as mulheres;
- Aumentar vagas afirmativas no mercado de trabalho para mulheres;
- Equiparar salários entre homens e mulheres que ocupam a mesma função;
- Incentivar o desenvolvimento acadêmico e profissional de mulheres.
Somente com o esforço conjunto de todos os setores da sociedade poderemos garantir um mercado de trabalho mais justo. O rompimento com as injustiças históricas latentes na sociedade é promovido com ações concretas, e não apenas com discursos e retórica.
O incentivo e o apoio de todos é fundamental para que as mulheres aproveitem as novas oportunidades para trabalhar. Homens, empresas e governos, por outro lado, devem estar dispostos a contribuir em tudo o que lhes couber para ajudar nessa transformação social. É papel de todos nós lutar para tornar mais equânime o mercado de trabalho para as mulheres.