Empresas precisam compreender que criar rotinas saudáveis para os colaboradores é benéfico para todos. Inclusive para ela mesma, já que os trabalhadores terão mais disposição para realizar suas atividades.
Entretanto, rotinas saudáveis para os colaboradores não podem se restringir ao espaço físico. Antes, é fundamental que o mundo digital também seja positivamente impactado por essas mudanças.
Rotinas saudáveis para os colaboradores não multifuncionais
No último artigo da Hora do Empreendedor falamos sobre o profissional multifuncional, e as consequências de ser um. Compreendemos que são muitos os prejuízos para ele, e para a empresa.
Os impactos sobre a sua saúde refletem não apenas no corpo físico, bem como nas emoções e na saúde mental. Já a empresa sofre perdas importantes com um profissional que não consegue focar em uma atividade por estar sobrecarregado.
Hoje, vamos falar sobre a importâncias de as empresas criarem rotinas saudáveis para os colaboradores. E para isso, daremos sequência no estudo realizado pelo perfil Contentevc, do Instagram.
É o que aborda o post “Como eu vou pensar em saúde mental no trabalho, fazendo a função de três profissionais diferentes?”. No artigo anterior da HE explicamos os resultados negativos que o conceito da postagem apresenta:
- Deturpação do “bom profissional”;
- Desengajamento;
- Perda do senso de valor.
Hoje, nosso foco é a responsabilidade das empresas e das organizações em criarem rotinas saudáveis para os colaboradores. E essa postura começa logo no ambiente, seja ele físico ou virtual.
Rotinas saudáveis também no ambiente virtual

Atualmente, não dá mais para dissociar o ambiente físico do virtual, tampouco as rotinas e a nossa própria vida. As tarefas e atividades do mundo real foram parar também no digital, esgotando nosso tempo e nosso momento de repouso.
De acordo com o perfil Contentevc, no ambiente virtual as relações ficaram ainda mais complicadas. Segundo os autores do post, o profissional cumpre exigências que, antigamente, ele simplesmente não precisava. Na lista de tarefas, estão:
- Engajar em todos os posts da firma
- Gravar TikTok
- Responder WhatsApp depois do horário
E, de acordo com os autores, “tudo isso por trás da ideia de que precisamos ser profissionais multifuncionais”. De acordo com este pensamento, este é o exemplo de um profissional que está disposto a vestir a camisa.
Este looping de afazeres e de excessos acaba, por fim e a longo prazo, prejudicando a todos os envolvidos. Essa dinâmica se torna ruim inclusive para quem contrata, que acaba perdendo bons profissionais para exaustão. Além disso, rotinas insalubres acabam desengajando bons colaboradores.
Ou seja, a implementação de rotinas saudáveis para os colaboradores é a única maneira de garantir a presença de bons profissionais. Assim, a ideia de vestir a camisa da empresa não deve ser algo exaustivo e fora de controle. Falaremos disso no próximo artigo da HE.
7 comentários em “As empresas precisam garantir rotinas saudáveis para os colaboradores”