Com o passar dos anos, muitas tendências surgem no mercado de trabalho, e outras deixam de ser tão relevantes. Assim como em outros anos, o mercado de trabalho em 2023 também apresenta algumas mudanças, positivas e negativas.
Com o advento da pandemia de Covid-19, por exemplo, muitas profissões sofreram mudanças significativas. E isso pode se refletir no que deixará de ser tendência no mercado de trabalho em 2023.
O mercado de trabalho em 2023
O mercado de trabalho está sempre em constante evolução. Enquanto algumas áreas de atuação apresentam crescimento, outras demonstram perder força. Áreas ligadas à tecnologia, ciência de dados e segurança digital tendem a se expandir a partir deste ano.
Por outro lado, algumas áreas podem sofrer um declínio no mercado de trabalho em 2023. Profissões ligadas ao setor de combustíveis fósseis e energias não renováveis, por exemplo, podem ter um declínio.
Isso porque há uma crescente preocupação mundial e uma importante demanda por alternativas mais sustentáveis e limpas. Nesta mesma esteira, estão profissões relacionadas à produção de papel e impressão, que vêm sendo substituídas por alternativas digitais.
Além disso, a automação e a inteligência artificial também podem afetar algumas áreas, como a de caixas de supermercados. Muitas empresas estão implementando sistemas de autosserviço para reduzir custos e melhorar a experiência do cliente.
Profissões que podem deixar de ser tendência neste ano

Uma das áreas que pode deixar de ser tendência é a de varejo físico. Com o aumento do e-commerce nos últimos anos, muitos estabelecimentos físicos viram suas vendas diminuírem.
Com a pandemia, essa tendência se acelerou ainda mais, e muitos consumidores passaram a fazer compras online por questões de segurança. Mesmo com a reabertura das lojas físicas, muitos consumidores se habituaram às compras online e podem não retornar às lojas como antes.
Outras áreas que podem perder espaço e apresentar declínio, são:
- Escritórios convencionais: A pandemia acelerou a tendência do home office. Com isso, muitas empresas perceberam que é possível manter a produtividade mesmo com os funcionários trabalhando de casa. Isso pode levar muitas empresas a optarem por um modelo híbrido também.
- Serviços bancários tradicionais: Com o surgimento das fintechs e das criptomoedas, muita gente buscou alternativas aos bancos tradicionais. Além disso, a pandemia acelerou a tendência do pagamento digital, diminuindo a necessidade de saques e depósitos em dinheiro.
- Recursos humanos: A crescente adoção de inteligência artificial e automação em diversas áreas afeta o setor de RH também. Algumas tarefas que antes eram realizadas por pessoas agora podem ser executadas por máquinas. Isso pode diminuir a demanda por recrutamento e seleção, por exemplo.
Vale destacar que a pandemia não é a única responsável pelo enfraquecimento de áreas e o desaparecimento de profissões. Contudo, sem sombra de dúvidas, ela acelerou muitas tendências que já estavam em curso.
No entanto, é importante lembrar que novas tendências também surgirão, e é fundamental que o trabalhador esteja atualizado. O profissional do século 21 precisa estar preparado para as mudanças que virão no mercado de trabalho em 2023.