Os diferentes tipos de líderes no mercado de trabalho

Os diferentes tipos de líderes no mercado de trabalho

O empreendedorismo produz diferentes tipos de líderes, que atuam de maneira variada no mercado de trabalho.

Cada um desses tipos de líderes exerce uma influência diferente nos resultados de um time e de uma organização.

A importância da liderança na organização

Um líder ou uma líder é aquela pessoa com qualidades específicas, que levam o time aos melhores resultados. Na atualidade, um verdadeiro líder não pensa apenas no sucesso da empresa, mas coloca vários outros atores em perspectiva:

  • Colaboradores
  • Fornecedores
  • Parceiros
  • Clientes
  • Público-alvo
  • Público em geral

Na prática, o líder é aquele ente que inspira todos os de dentro e de fora da empresa, ou seja, a todos os stakeholders. A liderança tem a visão mais ampliada, e tem a capacidade de observar situações que ainda estão ao longe.

Além disso, sua habilidade também se reflete na percepção dos pequenos sinais de mudanças e alterações no cotidiano. Assim, o líder ou a líder podem influenciar as pessoas a se moverem em direção ao futuro, ou chegar mais perto dele.

Os diferentes tipos de líderes

Porém, vale lembrar que não existe apenas um modelo de liderança, mas alguns tipos de líderes variados. Cada um possui a sua competência e suas debilidades, e é necessário que ele saiba qual é o perfil que mais se encaixa na empresa que atua.

Segundo o professor de Agile Leadership Practices, da Anhanguera Educacional, Régis Garcia, há uma simbiose entre liderança e organização. De acordo com Garcia, “existe uma relação de troca entre a liderança e o contexto mais amplo da organização”.

Neste contexto, “tanto o líder como a organização influenciam e são influenciados”. O professor destaca que “a liderança possui forte influência na formação da cultura organizacional”.

Entende-se por cultura de uma organização, o conjunto de valores e crenças das pessoas que dela fazem parte. E para cada cultura organizacional, existem tipos de líderes distintos que melhor se encaixam nela. Entre os perfis e estilos de liderança, temos:

  • Estilo autocrático
  • Estilo democrático
  • Estilo liberal

A fim de trazer maior compreensão sobre cada um deles, vamos abordá-los mais detalhadamente.

Estilo autocrático

O primeiro deles, o autocrático, é aquele líder que centraliza as decisões na sua própria pessoa. Este tipo de líder costuma não permitir a participação de outros membros do time em decisões importantes.

Em alguns casos, isso se faz necessário, já que certas decisões precisam ser tomadas com imediatismo e urgência. Entretanto, o dia-a-dia de uma organização depende do contato humano entre todas as pessoas.

Sendo assim, nas decisões que não dependerem de curto prazo, o líder que deseja inspirar deve incluir a equipe nos assuntos.

Estilo democrático

Este é um estilo de liderança mais participativo, que não determina o que se deve fazer, antes, dá ouvidos às pessoas. As diretrizes são discutidas por todo o grupo responsável por uma demanda ou um projeto, e o papel desse líder é estimular a discussão.

Todos os integrantes do grupo participam das discussões, compreendendo os problemas e buscando a solução. Os debates e o exercício de criatividade do time é assistido pelo líder, que pode influenciar as equipes.

Sua experiência é colocada à serviço da companhia como um todo, inclusive para inspirar outros colaboradores. 

Estilo liberal

Por fim, entre os tipos de líderes temos o estilo liberal, que caracteriza-se pela participação mínima do líder nas decisões. O protagonismo é todo dado à equipe, demonstrando total confiança que a liderança possui nos colaboradores.

Sob a supervisão do líder, o grupo tem a liberdade de fazer escolhas e tentativas próprias para encontrar a melhor solução. Obviamente, não são todos os casos em que o estilo liberal é possível, nem mesmo em todas as empresas.

Seja por questões legais, éticas ou mesmo por competências e habilidades específicas, há situações em que o estilo liberal não é bem-vindo.

Qual dos tipos de líderes o empreendedor deve ser?

Essa é uma pergunta sem resposta definitiva. Dentro do possível, o empreendedor não apenas pode, mas deve procurar um equilíbrio entre os três tipos de líderes. E isso se explica por diversos fatores:

  • Cada situação e problema específico;
  • Cada empresa tem um tipo de demanda e de cultura organizacional;
  • O momento de amadurecimento em que se encontram as equipes e os colaboradores.

Essas são algumas questões que fazem o empreendedor optar por incluir em sua característica os três tipos de líderes.

Saiba que tipo de líder você é

Existem vários testes e programas para saber qual tipo de liderança uma pessoa é. No quiz MMURAD, da FGV (Fundação Getúlio Vargas), são apresentadas 05 questões que devem ser respondidas de acordo com o perfil pessoal do indivíduo.

Descubra qual dos tipos de líderes você é, acessando aqui o site do teste de liderança que está disponível gratuitamente. 

Ah! Eu fiz o meu teste, e para mim saiu: Liderança Democrática. Faça o seu teste de tipos de líderes você também, e comente com a gente qual foi o resultado.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Um comentário em “Os diferentes tipos de líderes no mercado de trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: