Assim como em outras áreas da vida, líderes empreendedores são fontes de inspiração para muitas pessoas. Trabalhadores, colaboradores e empresários veem nos grandes empreendedores um verdadeiro exemplo a ser seguido.
Uma importante característica dos líderes empreendedores é o compromisso que têm com sua paixão. Essas pessoas mantêm sempre o dever de responsabilidade que sabem possuir.
O comprometimento de líderes empreendedores
Steve Jobs, fundador da Apple e ex-diretor-executivo da Pixar, dizia que “cada sonho que você deixa para trás, é um pedaço do seu futuro que deixa de existir”. O inovacionista e empreendedor norte-americano defendia que o primeiro compromisso que líderes empreendedores têm é com seu sonho.
Seguir firme seus propósitos pode não assegurar o sucesso, mas garante que você não vai fracassar. Isso porque, o fracasso não é fruto de uma tentativa frustrada ou que deu errado, mas sim a desistência de algo importante para você.
E além do dever para consigo mesmo, líderes empreendedores são comprometidos com uma causa, com um propósito. A motivação de líderes empreendedores pode nascer de diversos fatores, entre eles:
- Da observação de necessidades do mercado;
- Da busca de soluções inovadores para as pessoas;
- Do desejo de transformação do mundo, ainda que este mundo seja o de uma única pessoa.
Por isso, para esses líderes, o comprometimento com a causa vai muito além de aplausos, dinheiro e fama.
As qualidades determinantes de líderes empreendedores
Em seu livro Ciência e Política como vocação, Max Weber aponta quais as qualidades determinantes do homem político.
Para o sociólogo, professor e escritor alemão, existem três qualidades fundamentais e notáveis do homem político. No intuito de transportar a ideia para o mundo dos negócios e do empreendedorismo, façamos o esforço de compreender o que o autor disse. No nosso caso, de líderes empreendedores. São elas:
- Paixão – no sentido de um propósito a realizar, a devoção apaixonada a uma causa;
- Sentimento de responsabilidade – Sem o senso objetivo de responsabilidade, a paixão, por si só, é um mero romantismo revolucionário que gira no vazio;
- Senso de proporção – qualidade psicológica do indivíduo que almeja ser líder.
De acordo com Max Weber, a paixão sozinha não produz efeitos: “Certamente, só a paixão, por mais sincera que seja, não basta”. Para ele, esse sentimento ardente pela causa precisa ser acompanhado do sentimento de responsabilidade. A este último, ele denomina como “estrela polar determinante da atividade”.
Na ausência do seu principal correspondente, “quando se põe a serviço de um ideal, a paixão não transforma o homem em líder político”, conclui. Ou seja, sem a responsabilidade, o motivo que impulsiona um sonho não faz de ninguém um líder empreendedor.
E para ser um líder, é fundamental que ele se ausente de alguns sentimentos e algumas realidades humanas impróprias. De acordo com o sociólogo, “Um inimigo vulgar, muito humano, há e o homem político deve dominar a cada dia e a cada hora: a vaidade”.
O terceiro aspecto, o senso de proporção, trata justamente do distanciamento que líderes empreendedores devem manter de algumas situações. Entretanto, uma dúvida permanece: “como é possível fazer conviverem, na mesma pessoa, a paixão ardente e o frio senso de proporção?”.
A resposta, segundo Weber, é: “Política [aqui, liderança empreendedora] se faz usando a cabeça, e não as demais partes do corpo”.
Liderança que inspira
Então, chegamos à conclusão que um verdadeiro líder é aquele que em primeiro lugar se compromete com seu sonho. Todavia, reconhece sua responsabilidade perante a sociedade e, principalmente, diante de seus liderados.
O dito: “O olho do dono é que engorda o boi” se um dia fez sentido, já não o faz mais de modo algum. Confiança e credibilidade são conquistadas, e o esforço dos líderes reside justamente em alcançá-las.
Líderes empreendedores são aqueles que inspiram, e que almejam formar em outras pessoas, futuras lideranças.
Um comentário em “Líderes empreendedores são importantes inspirações”