Muita gente deixa de empreender porque tem medo do futuro e de que algo possa dar errado. O medo de errar impede sonhos e, num cenário mais dramático, atrasa o desenvolvimento da humanidade.
Hoje nós não vamos falar sobre não errar. Ao contrário, vamos defender que o risco é um dos maiores impulsionadores do empreendedorismo. Sendo assim, o medo de errar não pode ser impeditivo para o desenvolvimento de grandes projetos para a humanidade.
Pessoas diferentes têm a mesma ideia ao mesmo tempo
Fato é que ninguém gosta de errar, mas os grandes empreendedores que o mundo conhece não temem esse fato. Ao contrário, usam essa possibilidade o mais rápido possível para aprender com ela. Os empreendedores de sucesso utilizam o erro para ajustar sua criação, e colocarem-na à disposição da humanidade o quanto antes.
Algo importante a se destacar é que a pessoa que tem medo de errar prejudica mais a si mesma que a outros. Explico: uma pessoa que teve uma grande ideia acredita que se investir nela terá muito sucesso. Ela pensa criar algo inovador, e colaborar com o desenvolvimento do homem, da economia e da sociedade. Mas, geralmente, grandes ideias são fruto de:
- Muita pesquisa;
- Curadoria de informações;
- Visão de pequenos sinais;
- Observação atenta de tendências.
Logo, se alguém teve essa iluminação, por que outros não a tiveram também?
O que diferencia um aventureiro de um verdadeiro empreendedor é não ter medo de errar. Enquanto aquele apenas tem uma boa ideia, o segundo a põe em prática, como afirma Cássio Spina. Empreendedor e investidor anjo, Spina diz que “A ideia em si não é tão importante, o investidor vai ver o quanto o empreendedor consegue executar”.
Ou seja, quem tem medo de errar pode nunca sair do estágio em que se encontra atualmente. Porém, ainda que sua ideia seja uma grande oportunidade para a humanidade, seu medo não vai impedir a evolução da sociedade e do homem.
Exemplos de empreendedores que não tiveram medo de errar
Assim como qualquer outro ser humano, os empreendedores mais inovadores do Brasil e do mundo também correm riscos. Inclusive, eles também podem sentir medo de errar, todavia não deixam que esse sentimento os aprisione.
O palestrante norte-americano Les Brown afirma: “Muitos de nós não vivemos nossos sonhos porque estamos vivendo nossos medos”.
Uri Levine, criador de startups e fundador do Waze, define que o MVP é um dos grandes pilares que sustentam a ideia de toda startup. Como você já sabe, o MVP (Minimum Viable Product) não é o produto perfeito, mas feito, e entregue da melhor maneira possível.
O israelense que criou o aplicativo de trânsito afirma: “Cometa seus erros rápido, para consertar rápido”. Logo ele, que desenvolveu uma solução para problemas reais, de pessoas reais, na vida real.
Outro grande empreendedor, Reid Hoffman criou a maior rede social profissional do mundo, o LinkedIn. Ele defende que “se você não tem vergonha da primeira versão do seu produto (MVP), você demorou demais para lançar”.
Já um dos maiores varejistas do Brasil, Rony Meisler, fundador e CEO da Reserva afirma categoricamente: “nasceu perfeito, nasceu tarde”.
Vai com cara de inacabado, mesmo!
Se seu produto é realmente revolucionário e inovador, a primeira versão dele nunca terá uma cara de inacabado. Sabe por quê? Porque ninguém o conhece, não é? Então, que tal lançar assim, mesmo? Vai com cara de inacabado, ué!
Se o medo de errar for superior ao seu desejo de inovar e transformar a sociedade, talvez ele não seja tão impactante assim. Porque, se de fato for, ele sozinho é motivo suficiente para te impelir e encorajar.
O escritor norte-americano Lemony Snicket nos desperta e convida à reflexão ao dizer que “se nós esperarmos até estarmos prontos, esperaremos a vida inteira”. Portanto, não espere a vida passar, ou até que você tenha a oportunidade perfeita para fazer algo. Esse momento pode nunca chegar. E aí, por medo de errar, você pode perder o melhor timming possível. Possível.