Cada vez mais a nossa sociedade busca serviços e produtos personalizados e totalmente customizados.
Os produtos personalizados diferenciam-se dos demais, agregam valor ao cliente, e podem ser mais vantajosos para o empreendedor.
Surgimento dos produtos personalizados
“O cliente pode ter o carro da cor que quiser, contanto que seja preto”, foi a frase usada por Henry Ford.
O fundador da montadora que lançou o automóvel, mas que não permitia produtos personalizados e customizados.
Definitivamente, a fabricação do Ford Modelo T – primeiro modelo de automóvel popular inventado – foi uma revolução.
Não apenas para o mercado de transportes e mobilidade, mas para todos os setores da economia e da própria vida do homem.
E diante de uma invenção revolucionária, os contemporâneos talvez estivessem mais interessados na novidade que nas (futuras) possibilidades de alteração.
As mudanças na cor, no modelo e no incremento de acessórios surgiram muito tempo depois.
Aquele público sequer poderia imaginar a possibilidade de comprar produtos personalizados, como um carro.
A obrigatoriedade de se comprar um carro preto era menos penosa que o fato de a maior parte da população sequer possuir capital financeiro para adquiri-lo.
Quanto menos a preocupação com a customização do veículo.
A expansão da economia ampliou também o público
Com o passar do tempo, novos gostos e expectativas foram surgindo no mundo, e isso ocorreu por diversos fatores.
Entre eles:
- O crescimento da população;
- A globalização;
- A influência cultural de um povo em relação a outro;
- A expansão do mercado com o surgimento de novos produtos
Hoje existe uma real multiplicidade de públicos, com pessoas, tribos, novas famílias e modos de vida totalmente diferentes uns dos outros.
O importante é destacar que todos eles são clientes, e talvez estejam em busca de produtos personalizados.
Obviamente existem serviços e produtos essenciais para todo ser humano, como alimento e vestuário.
Entretanto, há também aqueles que fazem total sentido para determinado estrato social e não para outro.
Há ainda aquelas pessoas – ou grupo de pessoas – que têm o mesmo gosto, desejo, perfil e estilo de vida, e exigem atendimento sob medida.
E é aí que surgem os serviços e produtos personalizados e customizados.
São aqueles inteiramente fabricados a partir da ideia e do desejo daquelas pessoas, e que faça sentido apenas para aquele público.
Saiba identificar o seu público
Se você trabalha com produtos personalizados, ou pretende se aventurar nesse tipo de comércio, precisa saber, antes de tudo, identificar o seu público.
A identificação do público-alvo que você quer e precisa atingir para ter sucesso é o primeiro passo para descobrir até mesmo o que você vai vender.
São homens ou mulheres? Crianças ou adultos? Brasileiros ou estrangeiros? Pertencem a algum grupo específico?
Essas são as perguntas básicas que você deve fazer a si mesmo antes de iniciar seu empreendimento.
Onde está esse público? Do que ele gosta, para onde vai, o que veste e o que come?
Quanto mais você conhecer seus clientes em potencial, melhor será sua relação com ele, e poderá criar produtos personalizados mais atraentes.
Talvez não seja tão simples assim, mas você deve levar em consideração criar serviços diferenciados.
Produtos personalizados e 100% customizados permitem ao empreendedor a venda por um ticket médio mais elevado que se estivesse vendendo para o público geral.
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