Consumo inclusivo e experiência da Pessoa com Deficiência

Consumo inclusivo e experiência da Pessoa com Deficiência

Garantir a inclusão e acessibilidade para as Pessoas com Deficiência (PcD) é fundamental para o sucesso das empresas. Além de ser uma questão de justiça social, investir em consumo inclusivo proporciona benefícios significativos para o ecossistema empresarial.

O consumo inclusivo agrega valor à experiência do cliente em todas as etapas, desde a pesquisa até o pós-vendas. E a experiência do consumidor é um elemento-chave para o sucesso de qualquer negócio, independentemente do setor em que atue. 

O que é consumo inclusivo?

Quando se trata de PcD, a necessidade de inclusão e acessibilidade se torna ainda mais evidente. É fundamental que as empresas se esforcem para compreender as demandas e necessidades desse público, oferecendo uma experiência completa e satisfatória.

De acordo com a lei nº 13.146/2015, a Lei Brasileira de Inclusão (LBI), existem quatro tipos diferentes de deficiência. O o artigo 2º da LBI apresenta quais são elas:

  1. Física
  2. Mental
  3. Intelectual 
  4. Sensorial

É fundamental que o empreendedor conheça a LBI e seus dispositivos, a fim de prestar um melhor atendimento às PcD. Em voga nos últimos anos, a agenda ESG deve incrementar as decisões da empresa e impactar sua rotina.

Um levantamento aponta que cerca de um quarto da população brasileira (46 milhões) têm algum tipo de deficiência. O estudo consta do último censo (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Já de acordo com o estudo da Accenture (2018) demonstra que as PcD têm potencial de consumo estimado em R$ 22 bilhões por ano. Ou seja, falar de consumo inclusivo não é apenas falar de responsabilidade social, mas também de lucro para as empresas.

Exemplos de consumo inclusivo e experiência do consumidor PcD

Imagem de um notebook preto aberto e ligado com a imagem da tela desfocada. à frente do teclado, um segundo teclado especial para digitação de uma Pessoa com Deficiência.
O consumo inclusivo deve envolver toda a jornada do cliente: da pesquisa do produto ou serviço que deseja adquirir, ao pós-vendas. | Crédito da imagem: Elizabeth Woolner.

Um exemplo claro da importância do consumo inclusivo é a adaptação de espaços físicos para atender a PcD. Os estabelecimentos comerciais devem garantir a acessibilidade de pessoas com deficiência em seu ecossistema. 

A inclusão e acessibilidade precisam ocorrer em todos os aspectos, incluindo o comércio físico e o virtual. Seja loja, supermercado, cinema, teatro, parque de diversões ou qualquer outro empreendimento.

Rampas de acesso, corredores amplos, sinalização adequada são algumas medidas que podem ser adotadas. O intuito é proporcionar acesso às PcD, e uma experiência mais inclusiva para este público.

Outro exemplo é a implementação de recursos de comunicação alternativos, como as tecnologias assistivas (TAs). A TA visa proporcionar mais autonomia, independência, liberdade e qualidade de vida à Pessoa com Deficiência.

Além disso, é necessário que as empresas invistam em treinamentos e capacitações para seus colaboradores. O time de operações precisa estar preparado para atender às necessidades específicas dos clientes com deficiência. 

O consumo inclusivo busca quebrar inúmeras dificuldades, como a barreira atitudinal, que é a primeira a ser superada. Os colaboradores devem receber orientação sobre como lidar com diferentes tipos de deficiência. Outro aspecto imprescindível é a conscientização sobre a importância de tratar todos os clientes de forma igualitária e respeitosa.

Nos próximos artigos vamos falar mais sobre a importância de adaptar os negócios para torná-los mais inclusivos e acessíveis. Vamos mostrar como o consumo inclusivo beneficia a PcD, a sociedade em geral e também o empreendimento que passa a lucrar mais.

Publicidade

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Um comentário em “Consumo inclusivo e experiência da Pessoa com Deficiência

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: