Ano novo: tendências para empreender em 2023

Ano novo: tendências para empreender em 2023

Empreender em 2023 pode ser muito promissor para os brasileiros. Aliás, depois dos elevados índices de demissões em massa ocorridas em 2022, este pode ser um ano diferente.

Especialmente em se tratando de algumas áreas específicas, empreender em 2023 pode ser a solução para diversos profissionais. Com as atividades já totalmente retomadas após a pandemia, agora é hora de pensar em como criar novas experiências para o público.

Empreender em 2023

Talvez você ainda não tenha percebido que o empreendedorismo é uma das maneiras mais promissoras de se ganhar atualmente. Deixando para outro momento a discussão do que ideologicamente é considerado certo ou errado, empreender é uma saída possível.

Em primeiro lugar, devemos pensar o que é empreender. Entre inúmeras outras definições, podemos dizer que empreender é:

Essas são algumas das possibilidades que podemos utilizar para definir e explicar o que é empreender. Entretanto, na prática, empreender é suar a camisa todos os dias e aprender a ouvir muitos “nãos”, até chegar o primeiro “sim”. 

Vale a pena dizer que tendo um enorme mercado consumidor, o Brasil é um ótimo lugar para empreender. Quem desenvolve inovações, novidades e soluções criativas por aqui tem uma grande chance de dar certo.

Inclusive porque no Brasil as novidades demoram mais para chegar. É o caso da telemedicina, que já era praticada na Europa há vários anos. São os exemplos também do carro elétrico, ainda muito caro por aqui, e da internet 5G, que já funciona bem em diversos cantos do planeta.

Então, você pode aproveitar que o país e a sociedade brasileira possuem esses gaps, e tentar preencher um deles. Com o quê? Fazendo o quê? Vendendo qual produto, ou oferecendo qual serviço? É sobre isso que vamos falar na sequência.

Sugestões para empreender em 2023

Soluções criativas de ESG são uma forte tendência para quem quer empreender em 2023 | Foto por Singkham em Pexels.com

O que fazer neste novo ano, e como empreender em 2023 pode ser uma dúvida para muitas pessoas. Então, vamos destacar aqui algumas sugestões que podem fazer sentido para você empreender em 2023. Vamos lá:

  • ESGEnvironmental, Social, and corporate Governance (Governança ambiental, social e corporativa). Pensar em soluções ambientalmente sustentáveis e socialmente equânimes é uma forte tendência para 2023. Assim como criar inovações de acessibilidade e inclusão social para todas as pessoas.
  • InfoprodutosVender produtos digitais está se tornando cada vez mais uma saída para aumentar o faturamento. E qualquer pessoa ou profissional pode fazer isso. Basta criar um conteúdo interessante, baseado em pesquisa e curadoria consciente.

Essas são apenas algumas sugestões que você pode colocar em prática. E talvez você já tenha alguma ideia do que fazer também. Aí, é só você estudar bastante sobre o setor em que pretende atuar, e não ter medo de arriscar.

Eu torço para que o seu novo ano seja repleto de trabalho e que elas redundem em grandes conquistas profissionais e pessoais. Comece o ano de uma forma diferente dos anteriores. Aproveite para empreender em 2023, e feliz ano novo!

Publicidade

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Um comentário em “Ano novo: tendências para empreender em 2023

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: