Insatisfeito com a definição que o Mundo VUCA representava, Jamais Cascio resolveu criar outro conceito. O Mundo BANI é uma tentativa de explicar e atualizar o mundo em que vivemos hoje.
Fragilidade, ansiedade, não-linearidade e incompreensão substituem vulnerabilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Ou seja, o Mundo BANI é o substituto direto do já conhecido Mundo VUCA.
A importância da atualização

Muito mais que a substituição de um termo por outro, trata-se da alteração da compreensão do estilo de vida em que estamos inseridos. O Mundo VUCA não deixou de existir, tampouco o seu conceito ser real e presente em nossos dias.
O que ocorre é uma atualização de conceitos e de realidades, que o Mundo VUCA talvez não consiga mais acompanhar. Para Cascio, o termo já se encontra desatualizado diante das ocorrências e da evolução – ou involução – da sociedade. Sendo assim, ele criou o Mundo BANI.
Contudo, engana-se quem acredita que esta será a última atualização de termos e conceitos. Assim como aplicativos, dispositivos móveis e softwares, a vida também necessita de atualizações, acompanhando a evolução tecnológica.
Terceira característica: Non-linear- Não-linear

As duas primeiras características – fragilidade e ansiedade – são frutos diretos desta terceira. O Mundo BANI é não-linear, ou seja, não percorre apenas um caminho, nem possui apenas um lado, uma verdade ou um significado.
Enquanto há um evento acontecendo, já existe outro, substituto ou atualizado, em desenvolvimento. Dentro de poucas semanas, meses ou algumas horas, tudo o que consideramos intocável simplesmente muda.
E o tempo é outro fator importante no Mundo BANI, porque os processos vêm acontecendo com maior rapidez e agilidade. Muitas ideias, realidades, conceitos, e até mesmo verdades tangíveis são descontinuadas abruptamente.
Sendo assim, é impossível que isso não reflita em nossa vida profissional, em nossos trabalhos e em nossas empresas. Por conta disso, negócios e seus profissionais necessitam se adaptar para continuar vivendo e crescendo neste novo modelo.
Planejamento de carreiras ao longo da vida, e crescimento profissional dentro de uma mesma empresa podem ter ficado no passado. Hoje em dia, muitos profissionais possuem mais de um emprego, com ganhos distintos e sem regularidade.
Profissionais liberais e autônomos empregam inteligência e habilidades sem saber quanto vão ganhar ao final do mês. Empreendedores se arriscam em negócios inovadores e disruptivos, sem ao menos saber quando a realidade vai mudar. Essa é a realidade no Mundo BANI.
Porém, se esse é um cenário insólito e vulnerável para uns, para outros é libertador. A flexibilidade e a liberdade são inegociáveis, especialmente para quem a adaptabilidade é uma competência. Esses profissionais veem, entre outros, benefícios como:
- Trabalho remoto – home office ou anywhere office;
- Horários flexíveis;
- Semana de quatro dias úteis.
A descontinuidade de ações que perduraram por décadas já é uma realidade concreta no Mundo BANI. Por isso, tantas situações têm sofrido alterações fundamentais nos últimos anos, inclusive no mercado de trabalho e na economia.
A não-linearidade, onde tudo sempre está em análise e suspeição, é uma característica muito presente no Mundo BANI. No quarto e último capítulo desta série, vamos falar da incompreensão que vivemos na atualidade.
Um comentário em “Mundo BANI: explicando cada uma das caraterísticas (Parte 03)”