Mundo BANI: explicando cada uma das caraterísticas (Parte 02)

Mundo BANI: explicando cada uma das caraterísticas (Parte 02)

Dando sequência à série sobre as características do Mundo BANI, hoje vamos falar da segunda delas. Anxious, que pode ser traduzido como “ansioso” é um traço muito específico e latente deste novo mundo.

Além de frágil, como visto no artigo anterior, o Mundo BANI é também ansioso. E aqui cabe destacar que não apenas o ser humano está ansioso. Aparentemente, tudo o que diz respeito à sociedade demonstra essa ansiedade.

O Mundo BANI

Como você já sabe, o conceito Mundo BANI é a evolução do antigo Mundo VUCA, já discorrido aqui na Hora do Empreendedor. O criador deste novo conceito é o escritor e futurista Jamais Cascio.

Segundo ele, o planeta e a sociedade em que estamos vivendo possui algumas particularidades importantes. São essas características que definem o nosso modo de viver e nos comportar em comunidade. 

Para Cascio, o Mundo BANI é Frágil (Brittle), Ansioso (Anxious), Não-linear (Nonlinear) e Incompreensível (Incomprehensible). E é sobre a ansiedade que vamos falar no artigo de hoje.

Segunda característica: Anxious – Ansioso

Ansiedade é a segunda característica do Mundo BANI | Foto por Kat Smith em Pexels.com

De acordo com o médico Dráuzio Varella, ansiedade pode ser definida como: “um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva”. Ele afirma ainda que a ansiedade pode ser fruto de uma “expectativa apreensiva”.

Para a Biblioteca Virtual, elaborada pelo Ministério da Saúde do Brasil, o termo pode significar: aflição ou angústia. O órgão ainda considera a “perturbação do espírito causada pela incerteza, e a relação com qualquer contexto de perigo”.

Sendo assim, como compreender a ansiedade do Mundo BANI? Você já reparou no modo em que as pessoas estão vivendo atualmente? Percebe a correria do dia-a-dia? Ao questionarmos se está tudo bem, ouvimos repetidamente: “Na correria, né?!”.

Nos últimos anos temos considerado isso normal, quando, de fato, trata-se de um distúrbio. A ansiedade é considerada por muitos profissionais da saúde como o grande mal do século 21.

A ansiedade causa o senso de urgência em trabalhadores, estudantes e em todas as demais pessoas. E incluímos aqui as Pessoas Jurídicas (PJ), ou seja, as empresas e os empreendimentos.

Startups e empresas inteiras têm sido vítimas da ansiedade e, além disso, têm vitimizado seus colaboradores. Profissionais, colaboradores e empreendedores estão adoecendo por conta do trabalho.

As redes sociais, incluindo aquelas de perfil mais corporativo, como o LinkedIn, são acusadas de fazerem parte do transtorno. A corrida pelo sucesso tem feito inúmeras pessoas aprisionadas da tela do celular.

É daí que surgem enfermidades como o burnout, que provoca tristeza, depressão e outras patologias. Alguns motivos mais justos, outros menos, não importa. Vivemos rodeados pelo medo, especialmente de perder alguma coisa – Fear Of Missing Out (FOMO) – outra doença social. 

Algumas das nossas maiores preocupações têm sido:

E tudo isso gera ansiedade, fazendo, mais uma vez, valer o conceito de Mundo BANI, de Jamais Cascio.

Neste sentido, precisamos compreender quais são as alternativas para uma sociedade e para um mundo ansioso. O cuidado para com a saúde mental, o empenho na recuperação econômica e na manutenção dos empregos é fundamental.

Empreendedores e empregadores devem se unir na busca por inovações no mercado de trabalho. Ouvir mais as demandas do trabalhador, inclusive focando em sua saúde são princípios básicos para evoluirmos. 

Um mundo ansioso e uma sociedade ansiosa só podem gerar um resultado, que é adoecer o ser humano. Para sabermos controlar a nossa ansiedade no Mundo BANI, precisamos redescobrir em nós mesmos o que amamos e o que somos.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

3 comentários em “Mundo BANI: explicando cada uma das caraterísticas (Parte 02)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: