Mundo BANI: Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível

Mundo BANI: Frágil, Ansioso, Não-linear e Incompreensível

Cada vez mais diferente, acelerada e incompreensível, a sociedade está transformando a realidade dos nossos dias. O que temos visto atualmente é a completa mudança que impacta absolutamente todas as pessoas. Ou o que chamamos de mundo BANI.

O termo mundo BANI é o substituto natural do mundo VUCA, mas atualizado, frente às mais recentes demandas do planeta. As recentes modificações, impostas pela tecnologia, pelas informações e pela pandemia, fizeram surgir esse novo acrônimo.

Conceito de mundo BANI

Você, leitor do Hora do Empreendedor, sabe que aqui nós costumamos falar sobre futurismo, certo? Você também já conhece o mundo VUCA. Pois é. Agora chegou a vez de acelerarmos esse papo de futuro, e apresentarmos o mundo BANI.

Apenas para refrescar a memória, mundo VUCA é o acrônimo de: Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity. Em português, Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade.

Este mundo, apesar de ainda existente, já sofreu transformações, e o conceito de VUCA já não é mais capaz de explicar a nova realidade. Ao menos é o que afirma Jamais Cascio, antropólogo, autor e futurista norte-americano.

Ele é o responsável pela criação do termo e sua disseminação ao redor do mundo. E engana-se quem pensa que Cascio cunhou o acrônimo após a chegada da pandemia de Covid-19. 

O futurista apresentou o conceito de mundo BANI ainda em 2018, quando outras questões além da pandemia já dominavam os cenários. A escalada tecnológica e a perda de empregos para as máquinas, por exemplo, são fatores para isso.

Sendo assim, ele desenvolveu o acrônimo, explicando que: “BANI é uma estrutura para articular as situações cada vez mais comuns”. Segundo ele, “a simples volatilidade ou complexidade são lentes insuficientes para entender o que está acontecendo”.

Para Cascio, a humanidade do século 21 não vive uma condição somente instável, mas caótica. Em seu artigo original, o estudioso afirma: “os resultados [das circunstâncias] não são simplesmente difíceis de prever, e sim completamente imprevisíveis”.

Portanto, para ele, nada mais justo que tentar explicar a realidade na qual estamos inseridos atualmente. E o antropólogo e futurista encontrou no mundo BANI a forma de tentar esclarecer isso.

Significado de mundo BANI

Não ter tempo para nada, fazer tudo o que é urgente e postergar as prioridades são características do mundo BANI (Foto por Ju00c9SHOOTS em Pexels.com)

Lembrando que BANI é um acrônimo em língua inglesa, sendo o seu correspondente em português FANI. Portanto, o mundo BANI é:

  • Brittle – Frágil;
  • Anxious – Ansiedade;
  • Nonlinear – Não-linearidade;
  • Incomprehensible – Incompreensível.

Para facilitar a compreensão do leitor, vamos aos detalhes:

Brittle – Frágil

Um mundo extremamente frágil, com realidades, vivências e experiências frágeis. Onde os empregos estão ameaçados, a saúde pode colapsar e a natureza pode se revoltar contra as ações humanas.

A fragilidade humana ficou escancarada com a pandemia de Coronavírus, e revelou como a vida do homem é delicada. A crise, que não afetou apenas a saúde e a vida, impactou também a economia, os empregos e a forma de viver.

Qualquer certeza que temos hoje pode simplesmente desaparecer amanhã. Num mundo de incertezas, competências socioemocionais, como adaptabilidade, resiliência e coragem fazem cada vez mais sentido.

Anxious – Ansiedade

Um mal deste século, a ansiedade, a correria e o senso de urgência fazem parte das nossas vidas. Especialmente dentro das empresas e no contexto do mercado de trabalho e na economia, isso tem afetado a saúde de inúmeras pessoas.

Entretanto, é fundamental saber que esse estado de ansiedade não pode ser normalizado. Doenças como burnout, depressão e medo podem surgir como patologias, frutos da ansiedade.

E não apenas no mercado de trabalho, mas na vida cotidiana também somos afogados num mar de ansiedade. O extenso e profundo cenário de crises – sanitária, de saúde mental e econômica – nos fazem ficar ainda mais ansiosos.

Quem tenta se manter informado também corre sério risco de adoecer. As incertezas da economia, da política e da saúde pública afetam a saúde mental e os nossos relacionamentos sociais.

Portanto, buscar ajuda se faz mais que necessário, e não somente quando os quadros de crises se agravam. Manter a saúde mental e a saúde emocional em dia é o primeiro passo para não ser sufocado pelo mundo ansioso.

Nonlinear – Não-linearidade

Fragilidade e ansiedade não são meras coincidências. De acordo com Jamais Cascio, o mundo BANI não é contínuo, muito menos linear – Nonlinear – em inglês.

Isso significa que tem muita coisa acontecendo ao mesmo tempo, e muitas delas podem ser descontinuadas abruptamente. Deste modo, tanto os negócios quanto os profissionais precisam se adaptar para sobreviver neste modelo.

No passado os colaboradores pensavam e planejavam fazer carreira numa mesma empresa ao longo de toda a vida. Atualmente as coisas estão um pouco diferentes, e a realidade para muita gente é completamente distinta. 

Muitos excelentes profissionais possuem mais de um emprego, com salários diferentes e, em alguns casos, sem salário fixo. Os profissionais, principalmente os que não possuem carteira assinada, não sabem quanto vão ganhar exatamente no fim do mês.

O que pode parecer desesperador para alguns, é libertador para outros que podem fazer solicitações particulares para trabalhar. Trabalho remoto, horários flexíveis e outras exigências podem constar na lista.

Além disso, esses profissionais possuem habilidades e competências diferenciadas, aplicáveis em muitos cenários. São pessoas que podem, inclusive, trabalhar para empresas estrangeiras, tomando as rédeas de sua carreira profissional.

Incomprehensible – Incompreensível

E tudo isso pode ser bastante incompreensível para algumas pessoas, e de fato o é. Especialmente para indivíduos presos à cultura de gerações passadas, que fazem menos sentido hoje.

É preciso ter clareza e aceitar que muitos quadros planejados à exaustão podem não acontecer. O mundo BANI é incompreensível, e os profissionais da atualidade devem ser capazes de traçar novas rotas.

Não há problema algum em refazer os planos, criar novas metas e estabelecer outras estratégias para alcançá-las. Mais uma vez, as competências socioemocionais entram em campo e mostram sua necessidade.

A abertura ao novo é uma das habilidades indispensáveis para alcançar sucesso no mundo BANI. Manter a curiosidade e a humildade para aprender, e desenvolver a imaginação criativa é fundamental.

Sendo assim, quanto melhor entendermos como funciona o atual mundo BANI, mais fácil será nossa transição para ele. A realidade já está posta, basta apenas nos adaptarmos a ela.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: