O papel das máquinas na vida do ser humano

O papel das máquinas na vida do ser humano

O papel das máquinas na vida do ser humano é liberá-lo para aproveitar mais a vida à escolha dele.

O crescimento da tecnologia e da inovação faz o papel das máquinas na vida do ser humano ser preponderante e fundamental.

Tecnologia x Homem: O papel das máquinas na vida do ser humano

Muita gente ainda tem medo do que as máquinas podem fazer com a vida das pessoas e com os empregos. Alguns vão além, e temem uma revolução tecnológica como nas grandes produções cinematográficas.

Mas parece que muita gente se esquece dos inúmeros benefícios que a humanidade conquistou com a tecnologia. Podemos citar sem medo:

Essas são algumas das inúmeras conquistas já alcançadas pela relação humanos e máquinas. Portanto, observamos que o papel das máquinas na vida do ser humano é muito mais de trazer facilidades que riscos.

Se há riscos, quais são eles?

Obviamente não podemos deixar de lado ou esquecer que, apesar de trazer benefícios, a tecnologia pode ser prejudicial. A substituição das máquinas pelo ser humano deve limitar-se às práticas laborais que necessitam dela.

Como operações mais arriscadas, trabalhos perigosos ou extremamente cansativos. A inovação e a tecnologia devem estar sempre à serviço do homem, e não o contrário.

Quando o inverso ocorre, podemos, sim, colocar nossas vidas em risco, das mais diversas formas, como:

  • O uso incessante de plataformas tecnológicas, que pode gerar dependência; 
  • A superexposição de pessoas nas redes sociais;
  • A supervalorização da imagem em detrimento das diferenças;
  • Cyberbullying e a cultura do cancelamento;

Sendo assim, não podemos extrapolar a importância e o papel das máquinas na vida do ser humano.

A tecnologia à serviço do homem

O papel das máquinas na vida do ser humano é o de trazer conforto, segurança e liberar o homem para outras atividades. E essas atividades podem ser as mais variadas, como passar mais tempo com os filhos, fazer uma viagem, ou descansar.

Enquanto a máquina trabalha, o homem pode realizar atividades que elas não seriam possíveis. A inteligência do ser humano permitiu-lhe criar máquinas para deixá-lo mais livre para aproveitar a vida de outras maneiras.

O trabalho é fundamental na vida de todas as pessoas, mas qualquer atividade repetitiva e que possa substituída, será. E essa é a boa notícia, pois assim somos liberados pelas máquinas para colocar nossa criatividade em ação.

Enquanto robôs são aptos para desenvolver tarefas com precisão, nós somos capacitados para pensar e criar. É imprescindível entender que as máquinas não são inimigas, mas despertam em nós a criatividade.

Então, o papel das máquinas na vida do ser humano torna-se ainda mais importante quando temos essa compreensão.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Um comentário em “O papel das máquinas na vida do ser humano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: