EaD: O uso indispensável dos meios digitais para a educação

EaD: O uso indispensável dos meios digitais para a educação

A pandemia do Coronavírus nos provou a necessidade do EaD, utilizando os meios digitais para se estudar.

O Ensino à Distância – EaD – não é novidade, mas mostrou-se indispensável para o mundo.

O EaD e o novo normal

Uma das grandes conquistas da tecnologia nos últimos foi, sem dúvida, a possibilidade do Ensino à Distância. O EaD é extremamente democrático, pois permite o acesso à cultura e à educação formal a milhões de pessoas.

Sem essa modalidade de ensino, esses indivíduos não poderiam estudar, incrementar o currículo ou descobrir coisas novas. Assim como o home office, o EaD também veio para revolucionar a forma como lidamos com as tarefas cotidianas.

Se antes era necessário o deslocamento de horas para o trabalho, enfrentando o congestionamento, hoje não é mais necessário. De igual modo, atualmente existe a possibilidade de você fazer uma formação acadêmica dentro de casa.

Gabriel Lara, CEO da Boo Digital, fala que um dos benefícios dessa modalidade de ensino está diretamente relacionado ao tempo. A Boo Digital é especializada na criação de treinamentos, Ensino à Distância e infoprodutos.

Para o presidente da empresa, a quarentena trouxe mais tempo livre a todos, e se o profissional compreender isso, pode ser saudável. Para Lara: “se considerarmos apenas o tempo gasto no deslocamento de casa para o trabalho, já obtemos uma nova oportunidade para nos qualificarmos”.

Gabriel Lara afirma que essa oportunidade pode ser refletida em nossas vidas de diversas formas. “Seja aumentando o conhecimento em nossa própria vida pessoal, como um hobby, ou até mesmo para uma mudança de carreira”, diz.

Ele sustenta ainda que independentemente da escolha, “podemos considerar a internet como uma grande aliada para isso”.

Ferramentas para o Ensino à Distância

Gabriel Lara defende que não importa qual a plataforma você escolha para estudar. Existem conteúdos sérios, legítimos e com abordagem científica e metodológica em todos os canais, como:

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram
  • LinkedIn
  • Udemy
  • Hotmart

Além destas, existem centenas de outras plataformas que disponibilizam os conteúdos mais diversos. Nessas plataformas existe a possibilidade de ter um primeiro contato com assuntos variados.

Lara comenta que, caso o indivíduo se interesse, “há a possibilidade de comprar o curso de determinada pessoa ou empresa para fazer uma qualificação completa”. E, assim como existem aplicativos e sites com temas generalistas, há também aqueles que são especializados.

São especialidades diversas:

E você ainda pode procurar novos conhecimentos e habilidades, conhecendo novos temas e assuntos.

Finanças não são impeditivos

Outro ponto focal para o empresário é a questão financeira: “importante lembrar que obstáculos financeiros, nesse contexto, são quase insignificantes”, conta.

Inúmeros cursos, aulas, palestras e outras formas de aprendizagem são disponibilizadas de forma totalmente gratuita. Há também aprendizagens com valores baixos, ou ainda aqueles com preços mais elevados.

Mas, como todo aprendizado é válido, você pode escolher conhecer um assunto novo e consumir o conteúdo de graça. Caso tenha o interesse de aprofundar no tema, o estudante pode adquirir os cursos disponíveis na internet.

No final das contas, o que se defende é que o indivíduo aproveite o tempo de sobra com as mudanças na rotina. E aproveitar o tempo passa também por investir em estudos e novas aprendizagens.

“Basta ter acesso à internet e você consegue assistir a conteúdos de qualidade quantas vezes quiser e no horário em que considerar mais adequado”, diz Gabriel Lara.

Ou seja, utilizar o EaD e os meios digitais para aprender e se aprimorar é uma das formas mais inteligentes de se aproveitar o tempo disponível.

Publicidade

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: