Marketing na prática: ações que visam o fortalecimento da marca

Marketing na prática: ações que visam o fortalecimento da marca

Você já ouviu dizer que a propaganda é a alma do negócio, certo? A frase está correta, especialmente quando tratamos do fortalecimento da marca.

Quanto maior for a visibilidade da empresa ou do negócio, maior tende a ser o engajamento do público, gerando o fortalecimento da marca.

Marketing e o fortalecimento da marca

Muito mais que anunciar produtos, serviços e preços, a propaganda hoje tem um novo papel. A propaganda e a publicidade estão intimamente ligadas à fidelização da clientela com a marca.

Sendo assim, é imprescindível que a empresa tenha um diálogo franco com seu público, e entenda o que é importante para ele. São muitas as preocupações atuais que podem movimentar o setor de marketing estratégico de uma companhia, e ajudar no fortalecimento da marca:

Esses são alguns dos muitos temas que o empreendedor pode utilizar para trabalhar a imagem de sua empresa na sociedade.

Já falamos aqui na Hora do Empreendedor sobre inúmeras maneiras que o empreendedor pode utilizar para fortalecer a sua marca. Não se tratam de fórmulas mágicas , mas de estratégias que podem ou não funcionar, a depender de várias questões. Entre elas:

  • O público a que se destina está interessado nestas ações?
  • A imagem da empresa reflete o que a campanha ostenta?
  • A marca está de fato realizando algo transformador, ou quer apenas aparecer?

A imagem da marca, de seus sócios e colaboradores deve estar em total sintonia com o propósito da campanha. O cliente não é inocente, e sabe quando uma marca tem um posicionamento real, ou está apenas aproveitando para surfar em alguma onda do momento.

O propósito da própria empresa precisa ter total conexão com o foco da campanha e da estratégia adotada.

Ações e campanhas que contribuem com a empresa

A criação de fundações de educação, institutos culturais e centros esportivos, por exemplo, é uma forma de alcançar o público. Este tipo de marketing é importante para atingir uma parcela da população que não consome o seu produto.

Essas campanhas também ajudam no fortalecimento da marca ao sedimentar e fidelizar os clientes que a companhia já possui. São pessoas que lutam pelas mesmas causas, que defendem as mesmas bandeiras, e que têm na marca o posicionamento que desejam ver.

Mas, lembre-se: o público conhece sua empresa, sabe o que você defende, e não quer ser enganado. Não adianta ingressar em causas momentâneas e pontuais, se o objetivo do empreendedor não é, de fato, defender essa bandeira.

O fortalecimento da marca não é conquistado da noite para o dia, mas após muito suor derramado, e persistentes tentativas.

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: