O empreendedor que almeja sucesso não deve desperdiçar nenhum ponto do seu caminho, e nele, a jornada e a chegada.
A jornada e a chegada do empreendedor são igualmente importantes quando se trata do sucesso em um projeto.
Preocupe-se não apenas com a chegada
Ao iniciar uma atividade, seja ela qual for, todos nós temos o desejo de chegar ao final e concluí-la.
Temos a sensação de vitória e conquista ao terminar uma tarefa ou entregar um job que nos foi proposto.
O que muita gente ainda não percebeu é que ambas, a jornada e a chegada, têm a mesma importância no caminho para o sucesso.
Trabalhadores, empreendedores e empresários, muitas vezes permitem que a ansiedade tome a dianteira das decisões.
Dessa forma, acabam acelerando vários processos e, assim, não aproveitam os momentos e não desfrutam das pequenas vitórias.
Entre os importantes processos que devem ser vivenciados ao máximo e aproveitados, entre a jornada e a chegada, estão:
- A construção de uma marca;
- O lançamento de um produto;
- A inovação ou a alteração de um serviço.
Não aproveitar essas etapas pode fazer com que o empreendedor busque fazer mudanças desnecessárias antes do prazo.
Se uma estratégia é alterada abruptamente, isso pode se tornar um problema para a empresa, e até para o setor no futuro.
Toda pessoa que se dispõe a iniciar um negócio deve ter em mente que os prazos devem ser cumpridos.
De fato, o deadline é o grande chefe de toda a orquestração de um negócio de sucesso.
Mas nada pode ser executado sem antes passar por eficientes processos de avaliação e de testagem.
E a validação deve ocorrer, especialmente, com o público-alvo, sendo exatamente essa a tão importante jornada a ser percorrida.
Mudanças podem ocorrer na jornada
Ao contrário do que parece, a jornada é tão prazerosa quanto o destino final, sendo o maior motivador de possíveis mudanças e alterações.
Não há problema em se fazer mudanças entre a jornada e a chegada, desde que elas sejam muito bem planejadas.
A jornada, o trajeto, é justamente o processo onde os testes e as avaliações podem (e devem!) acontecer.
Se há um momento para o empreendedor em que ele pode retroceder, parar ou recomeçar, é no percurso que ele deve fazê-lo.
Em outras palavras, o fim se justifica no meio. O destino só faz sentido por causa do percurso.
É neste momento que podemos investir em pesquisas, testes de amostragem, e efetuar melhorias.
Aprendizado como eterna jornada
Mas você pode estar pensando: e num modelo básico de startup, em que a construção não deve ser feita para o cliente, mas sim com ele?
Após o lançamento do produto, os feedbacks são essenciais para reavaliar o que está no mercado, e promover melhorias ou as alterações que forem necessárias.
E então, a jornada se transforma num eterno aprendizado, onde o próprio fim não fará mais sentido se ele não se tornar uma busca constante de evolução.
Então, talvez seja a jornada, ela mesma, o fim. Porventura, pode ser que não haja um fim, ou um destino preciso.
O trajeto é, ele mesmo, a busca pela melhoria contínua, a obsessão sensata pela satisfação do cliente.
E isso ocorre semana após semana, mês após mês, ano após ano, ouvindo-o e estreitando os laços com ele cada vez mais.
É entre a jornada e a chegada que o empreendedor leva tempo para conhecer o mercado, o público-alvo e seu cliente cada vez melhor.
Um comentário em “A jornada e a chegada são importantes para o sucesso”