O ser humano vive uma hiperconectividade, e isso pode ser tanto benéfico quanto prejudicial.
Seja trabalhando, estudando, divertindo-se ou matando a saudade, o ser humano vive, diariamente, em estado de hiperconectividade.
Os prós e os contras da hiperconectividade
Você já percebeu que parece que estamos sempre em constante conexão, sempre em rede e conectado o tempo todo?
Se estamos sozinhos, queremos nos conectar, e mandamos uma mensagem para alguém que não está conosco.
E, no momento em que encontramos essa pessoa, logo sacamos o celular do bolso para enviar uma nova mensagem, a outra pessoa que não está presente.
Esse estado de hiperconectividade nos proporcionou inúmeros benefícios, como soluções em saúde, transporte e educação.
São muitas as conquistas que nos alcançaram por estarmos conectados a todo instante, como:
- Interatividade com pessoas queridas que vivem distantes;
- Possibilidade de solicitar transporte por aplicativo a qualquer momento;
- Participar de uma reunião de negócios de onde estiver.
Além destas, cada um de nós muito provavelmente já tivemos nossas próprias experiências com a hiperconectividade.
Entretanto, existem perigos latentes com a exposição à hiperconectividade, como ansiedade, fobias e FOMO.
A responsabilidade e a temperança são fundamentais para quem usa a internet, seja por qualquer motivo.
A hiperconectividade no empreendedorismo
O empresário que trabalha com marketing digital e com comunicação na internet pode usufruir da hiperconectividade.
Especialmente em mídias digitais, o empreendedor pode extrair bons resultados se observar a frequência do seu público-alvo na internet.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui atualmente 143,5 milhões de usuários de internet.
O número representa 78,3% da população com 10 anos de idade ou mais. Ou seja, 3 em cada 4 brasileiros têm acesso à rede.
O número de pessoas conectadas à internet no Brasil cresceu em média 3,3% ao ano na última década.
Em 2010, 41% da população brasileira estava na internet e, hoje, 82,7% dos domicílios brasileiros possuem acesso à internet.
Essas informações são fundamentais para que o empreendedor saiba exatamente como e quando atuar.
O empreendedor deve levar em consideração que a maioria dos brasileiros está conectado à internet.
Além disso, vale destacar que o Brasil é o segundo país do mundo em hiperconectividade, ficando atrás apenas das Filipinas.
Sendo assim, o empreendedor, de qualquer área de atuação, pode utilizar ferramentas e estratégias para se valer disso.
O bom senso e o respeito devem pautar todas as ações do empreendedor, respeitando o cliente e priorizando a ética.
Apesar de a hiperconectividade ser real e poder ser explorada pelas empresas, marcas não apelativas são sempre muito bem lembradas pelo público.
Um comentário em “Hiperconectividade: O ser humano está conectado o tempo todo”