Você já percebeu que parece que estamos sempre insatisfeitos com uma decisão que tomamos? Já percebeu também que sempre queremos algo novo, uma novidade, alguma coisa diferente e nova? Novos produtos e soluções inéditas?
Se estamos num lugar, temos o desejo de ir para outro; se pedimos um prato no restaurante, logo nos arrependemos e achamos que deveríamos ter pedido o outro; ao final de uma viagem, não vemos a hora de embarcar novamente para a próxima aventura.
Essa eterna insatisfação faz de nós, seres humanos. O que nos move são os desejos, são as vontades, é a busca constante por ter algo novo, ou algo a mais. E para o comerciante, esse é uma métrica muito útil, especialmente para desenvolver novos produtos.
Desenvolver novos produtos para satisfazer a clientela
Se você sabe que seu cliente muda, porque não investir seus esforços numa busca constante por renovações e inovações também na sua empresa?
Seja ela pequena ou grande, todo empreendimento pode estar à frente do seu próprio tempo presente, investindo todo tipo de recurso na criação de novidades para o mercado, ou novos produtos, novos serviços, novos planos para seus clientes.
Quanto mais dados, melhor você conhece seu cliente
Você é quem melhor conhece seu estabelecimento, e quem tem mais informações sobre seus clientes. Por isso mesmo você sabe onde pode e deve inovar, criar novos produtos e acrescentar serviços diferenciados em seu catálogo.
Talvez você não saiba exatamente o que fazer, ou como promover alguma mudança. Então, a sugestão é fazer buscas e pesquisas que te deem algum insight ou te mostrem coisas que não estão tão aparentes.
Uma boa conversa com seus público é fundamental para saber diretamente dele o que ele quer comprar, como ele quer receber, e o que ele quer fazer com aquilo que adquiriu.
A criação de novos produtos e serviços não deve ser feita sem ser baseada em pesquisa e conversa franca e aberta com seu público. Essa abertura que sua empresa dá aos clientes é uma poderosa ferramenta de marketing.
Lembre-se, as pessoas estão sempre em busca de novidades e de coisas que as possam maravilhar. Esteja à frente do seu próprio tempo, porque provavelmente se você não estiver, seu concorrente estará.
2 comentários em “Desejos e necessidades: o desenvolvimento de novos produtos”