Qual será o futuro da educação brasileira a partir de agora?

Qual será o futuro da educação brasileira a partir de agora

Disrupção, quebra de paradigmas, inovação, experimentação, pesquisa, colaboração, aprender a aprender, inteligência emocional. Esses são alguns dos termos mais utilizados ultimamente quando o assunto é o futuro da educação.

E não por menos, já que todos eles, quando trabalhados em conjunto, são muito mais capazes de promover transformação na vida de um aluno que os modelos tradicionais de ensino. Pensando nisso, será que somos capazes de prever o futuro da educação?

Ao observarmos a diferença dos fundamentos educacionais das nações que levam a sério esses termos e os põe em prática, percebemos como é importante investir tempo e dinheiro nessa área tão cara para a sociedade. Não basta ficar apenas no discurso e na intenção, antes, é necessária a aplicação concreta dessa nova mentalidade no ensino de crianças e jovens em fase escolar.

Os surpreendentes resultados dessa educação são vistos mais tarde, na fase adulta, quando aquele estudante torna-se um profissional capacitado para integrar o mercado de trabalho atual, e interagir com um mundo totalmente complexo e em constantes transformações

Jovens que são constantemente treinados a experimentar, a criar, a inovar. Aprender o tempo todo, de todas as formas, introduzindo a tecnologia para aumentar o progresso e a evolução do conhecimento.

E, não menos importante, são instruídos e incentivados a descobrirem qual – ou quais –  as melhores formas e metodologias, e quais as ferramentas mais proveitosas que podem usar para aprenderem sozinhos e continuadamente, a estimada meta-aprendizagem.

O caminho para a educação no Brasil

O futuro da educação brasileira precisa ser inspirado nos mais modernos currículos internacionais para inovar e criar um programa realmente transformador, que se baseie em metodologias ativas e com desenvolvimento de projetos, visando uma alternativa mais justa e equânime que os tradicionais vestibulares, que não têm capacidade para avaliar os alunos, e acabam por impedir milhares de jovens estudantes brasileiros a construírem um futuro profissional.

E esse tema não pode ser deixado para depois, ou tratado como assunto de segundo plano ou sem urgência. Obviamente que, diante de uma pandemia mundial, que tirou cerca de 1,5 bilhão de alunos das escolas, e ceifou a vida de centenas de milhares de pessoas, a guerra contra a doença prevalece sobre todo e qualquer outro interesse no momento.

Todavia, relegar o debate e taxá-lo como dispensável, é procrastinar, mais uma vez, um assunto que é de extrema importância e necessidade para qualquer nação que deseja prosperar.

Sendo assim, o futuro da educação não deve ser tratado no futuro, mas no presente, com a máxima atenção e sem abrir mão da sensibilidade e do senso de justiça social.

O papel transformador da educação

Somente a partir da transformação na educação é que poderemos sonhar com ideias e empreendimentos disruptivos que possibilitem não somente a retomada da economia mas o seu crescimento exponencial e verdadeiramente inovador.

Se um povo sonha com o futuro da sociedade e de seu país, não basta ficar apenas no discurso e na intenção, antes, é necessária a aplicação concreta dessa nova mentalidade no ensino de crianças e jovens em fase escolar.

O futuro da educação – e, portanto, da humanidade – depende das metas que traçamos hoje, dos objetivos que direcionam nossos trabalho e esforço no presente.

Publicidade

Publicado por Ibraim Gustavo

Ibraim Gustavo: Jornalista, pós-graduado em Marketing e MBA em Comunicação e Mídia. Possui formação em Profissões do Futuro (O Futuro das Coisas) e no Programa de Capacitação da Nova Economia (Startse). Empreendedor, sócio-fundador e COO da Freestory.

2 comentários em “Qual será o futuro da educação brasileira a partir de agora?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: