A boa notícia é que a criatividade, uma das características mais procuradas no profissional nos dias de hoje, não é um dom, tampouco um talento natural. Ou seja, todos nós podemos ir em busca dessa habilidade tão importante.
Um estudo da IBM, divulgado em 2010, identificou a criatividade como a qualidade mais importante que líderes de mais de trinta setores diferentes devem ter para superar os desafios, e ter sucesso num mundo complexo e cheio de incertezas.
Outra competência socioemocional requisitada por empresas de todo o planeta, a resolução de problemas complexos só é possível se o profissional for capacitado de criatividade para encontrar respostas diversas em momentos de turbulência.
A criatividade como processo de aprendizagem
A criatividade precisa ser estimulada desde tenra idade, logo nos primeiros anos do ensino escolar, época em que os estudantes estão abertos à novas aprendizagens e em processo de descoberta do mundo.
Nos últimos anos, países europeus, além de China e Japão, sofreram alterações profundas no currículo escolar e no modelo de ensino, para que pudessem incluir atividades que incentivam e exploram a criatividade nos alunos, e, depois disso, criaram ferramentas que possibilitam medir o progresso da criatividade em crianças e jovens estudantes.
Ou seja, a criatividade é um bem imaterial, mas que pode ser adquirido, construído e medido. E quanto mais cedo esse processo for iniciado, melhores serão os resultados.
A criatividade sob a ótica da psicologia
Segundo o psicólogo norte-americano J. P. Guilford, em seu livro Inteligência, Criatividade e Suas Implicações Educacionais, criatividade é um acúmulo de conhecimentos diversos, como pensamento científico, empreendedorismo, design thinking e matemática.
Segundo o pesquisador, esses conhecimentos vão se somando um após outro, e formando no indivíduo um repertório que permite a ele alcançar novas ideias, pensamentos divergentes, flexibilidade, originalidade e inovação.
Estudo, muita dedicação e experimentação podem te ajudar a aumentar seu repertório de conhecimentos, e desenvolver a criatividade em você. Um requisito cada vez mais valorizado pelo mercado.
2 comentários em “Uma importante habilidade profissional, a criatividade não é dom ou fruto de talento”